Olha só que fofura...

Quarto Trimestre

QUARTO TRIMESTRE

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 1º PERÍODO

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico:  Gozar da presença de outras crianças e desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e, provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da mesma idade.

Atividade 3 –  Vamos trocar de brinquedos

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança. Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e obrigado.

 ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 6 – O que está atrás do biombo?

OBJETIVO 1 – Ampliar o vocabulário.
Objetivo Específico: Conhecer o nome de diferentes objetos.
Recursos: Biombo de papelão de 40X60 centímetros, com uma janela que possa levantar (para que as crianças possam ver através dela e descobrir o que existe do outro lado), caixa de papelão grande e objetos de vários tipos (sapatos, meias, carteira, chapéu, relógio, óculos, etc.).
Descrição:  Coloque os objetos na caixa de papelão e deixe-a debaixo da mesa.
Coloque o biombo sobre a mesa e atrás dele um dos objetos.
Sente as crianças em um semicírculo e desperte o interesse. Diga a elas:Tiroli,tirolá, alguém sabe o que está atrás do biombo?
Diga as crianças: Pensem e adivinhem!. Se alguém acertar, então levante o biombo para que todas vejam o objeto. Se ninguém acertar, peça que olhem o objeto atrás da janelinha.
Motive as crianças a pronunciarem corretamente o nome completo do objeto que acabam de ver.


ÁREA COGNITIVA

Atividade 10 – Barcos de Papel.

OBJETIVO 1 – Reforçar as noções de permanência, mudanças e causa e efeito.
Objetivo Específico: Desenvolver o conhecimento das leis da dinâmica.
Recursos:  Papel, lápis de cores e uma bacia cheia de água.
Descrição: Convide a criança para que a observe fazendo um barco de papel.
Encha com água a bacia e faça o barco flutuar. Sopre e faça com a criança pequenas ondas para que o barquinho desloque.
Explique que, se a água cair dentro do barco, ele pode afundar(mais provável virar, no caso do barco de papel). Se a criança quiser, deixe que ela derrame água dentro do barco até fazê-lo perder a flutuação original.
Variação: Utilize barquinhos de plástico ao invés dos de papel, para assegurar o uso de um recurso mais duradouro. Experimente com a criança derramar água dentro do barquinho até que este funde totalmente.

ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 2º Período do 4º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Minha história

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores, tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama, desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.

Atividade 4 – Cartões de Hábitos.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Reforçar o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves, como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
 
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela puder. Ajude-a se ela pedir.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 7 – O dedo curioso

OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais, pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas, lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças, bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo. Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas, mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?


ÁREA COGNITIVA

Atividade 11- Jogo da Caixa

OBJETIVO 2: Desenvolver noções de localização espacial.
Objetivo Específico: Desenvolver as noções de dentro-fora e em frente-atrás.
Recursos: Uma caixa de papelão suficientemente grande para a criança caiba sentada dentro dela.
Descrição: Mostre a caixa á criança. Permita que se familiarize com ela, deixando que tome diversas iniciativas, como empurrá-la, levantá-la ou explorar seu interior.
Ajude a criança a entrar na caixa e empurre-a pelo quarto como se fosse um carro.
Varie os deslocamentos, indo para a frente, ziguezague, para trás e para os lados.
Deixe a imaginação da criança voar, diga a ela que está dirigindo um carro e deve recolher alguns dos seus brinquedos para levá-los junto no passeio.
Dica: Agora vamos para a frente ou Agora vamos para trás. Da mesma forma, quando ela entrar e sair da caixa, diga: Agora você está dentro ou Agora você está fora.
 Variação: Uma forma simples de explicar para as crianças a diferença entre em frente e atrás é dizer a elas: Para a frente é que você vê, para trás é o que você não vê. Para você ver o que está atrás você tem de dar a volta .


ÁREA MOTORA  

Atividade 15- O equilibrista

OBJETIVO 2 – Desenvolver o equilíbrio.
Objetivo Específico: Desenvolver  a segurança pessoal e o controle de movimentos no espaço.
Recursos: Uma tábua de madeira de 90X35 cm e três tocos de madeira de 30cm cúbicos.
Descrição: Construa a ponte colocando um bloco no meio da tábua e dois nos lados.  
Estimule as crianças a cruzar a ponte engatinhando e os maiores a fazê-lo sozinhos ou segurando na sua mão.       

Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 3.º Período do 4º Trimestre

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 1 – Visito e me visitam
OBJETIVO 1 – Fortalecer os vínculos afetivos familiares
Objetivo Específico:  Gozar da presença de outras crianças e desenvolver a capacidade de se conduzir em ambientes distintos, na imediação e proximidade da mãe.
Recursos: Outra criança que venha de visita.
Descrição: Anuncie à criança que outro bebê da sua idade virá brincar com ela.
Ponha à disposição de ambas brinquedos suficientes. Deixe-as compartilhar o mesmo espaço lúdico, sabendo que a brincadeira de ambas será paralela. Com freqüência, uma observará as atividades de outra e, provavelmente, exigirá que está manuseando. Quando isso ocorrer, deixe que elas, na medida do possível, resolvam a questão por conta própria.
Variação: Leve a criança para brincar com outra criança da mesma idade.

Atividade 3 –  Vamos trocar de brinquedos

OBJETIVO 3 – Desenvolver a capacidade de socialização.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de compartilhar.
Recursos: Vários brinquedos de criança.
Descrição: Coloque no chão vários brinquedos da criança. Deixe que ela tome a iniciativa de decidir com qual vai brincar.
Pegue você também um brinquedo e divirta-se com ele. Quando a criança perceber, irá recuperar o brinquedo que você tem em mãos.
Prolongue o mais possível o momento e proponha fazer uma troca. Diga a ela: Bem, você me dá o seu e eu dou o meu.
Aproveite a oportunidade para ensinar a dizer por favor e obrigado.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 8 – Meu ursinho quer dormir
OBJETIVO 3 – Comunicar as necessidades.
OBJETIVO 4 – Expressar frases com duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de expressar as necessidades de dormir.
Recursos: Ursos e bichinhos de pelúcia e cobertores para cobri-los.
Descrição: Prepare o descanso da manhã fazendo mímica de que o urso fala baixinho em seu ouvido. Diga à criança: Seu ursinho me disse que está cansado e quer dormir, você quer cantar para que ele durma feliz?
Cante com voz suave os acalantos. Represente o movimento dos braços para acalentar o ursinho, e finalmente deite-o e cubra-o com o cobertor.
Estimule as crianças para que os seus bichinhos falem com elas ao ouvido e digam que eles também têm sono. Pergunte a elas: como falam quando têm sono?
Peça às crianças que acalentem e cubram os seus bichinhos.



 ÁREA COGNITIVA

Atividades 12 – Com Rodas – Sem Rodas
OBJETIVO 3: Diferenciar os objetos conforme suas características.
Objetivo Específico: Classificar objetos.
Recursos: Duas cestas, veículos com rodas (carrinho, caminhão, locomotiva, avião, moto, bicicleta, etc.) e objetos sem rodas (bonecos, cubos, bola, fantoches, etc.).
Descrição: Coloque os objetos aleatoriamente sobre um tapete e promova sua livre exploração.
Explique que, depois que tenham brincado bastante com os brinquedos, terão de responder às perguntas: Qual brinquedo tem rodas? Pegue um brinquedo de cada vez e pergunte: Este tem rodas? À medida que a criança vá entregando os objetos, coloque-se em uma ou outra cesta.
Pergunte novamente, quando a tarefa de classificação tiver acabado: Quais são os brinquedos com rodas? Quais são os brinquedos sem rodas?
Tente em todos os momentos que as crianças digam os nomes dos brinquedos.  

 ÁREA MOTORA

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   

Atividade 17 – O sol e as Estrelas

OBJETIVO 4 – Desenvolver a capacidade de segurar, manusear e modificar objetos.  
Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de preensão.
Recursos: Prendedores de roupa, pratos de papelão branco e tinta amarela e azul.
Descrição: Pinte com a criança um prato de papelão de amarelo e outro de azul. Uma vez que a tinta esteja seca, peça às crianças para fazerem pequenos círculos nos pratos pintados de azul. Recorte os círculos desenhados sem se importar se eles estão perfeitos ou não.
Peça à criança que ponha 10 prendedores nas bordas do círculo amarelo, como se fossem os raios do sol. Peça também para prender dois raios verticais e dois horizontais com círculos azuis.
Utilizando um barbante, pendure o sol e as estrelas.

ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO – 4º Período do 4º Trimestre.

ÁREA SÓCIOAFETIVA

Atividade 2: Minha história

OBJETIVO 2 : Desenvolver o auto-conhecimento.
Objetivo Específico: Desenvolver a linguagem.
Recursos: Cartolina branca, fotos da criança, marcadores, tesouras, elástico, material para plastificar a história.
Descrição: Invente uma história infantil na qual a personagem principal seja a criança. Uma técnica simples é construir a história na hora em que for colocá-la na cama para dormir.
Vão construindo a trama pouco a pouco.
Recorde que o tema tem de ser simples, curto e com um toque mágico.
Finalmente, quando estiverem satisfeitos com a trama, desenhe a história na cartolina, pinte-a e escreva as legendas.
Plastifique-as e cole suas folhas para formar a história.

Atividade 4 – Cartões de Hábitos.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Reforçar o conhecimento sobre hábitos de higiene e alimentação.
Recursos: Cartões, cola, tesouras e recorte de revistas.
Descrição: faça cartões relacionados com hábitos de higiene e alimentação.
Mostre à criança s cartões e coloque-os em locais chaves, como o banheiro e a cozinha.
Deixe que a criança se identifique com eles.
SUGESTÕES DE CARTÕES:
A escova de dentes – a pasta de dentes – a escova de dentes com pasta – a criança escoando os dentes – a criança enxaguando a boca.
A criança com as mãos sujas – a criança lavando as mãos – a criança com as mãos limpas – a criança sentada à mesa comendo.
A criança com roupa – acriança dizendo algo a sua mãe – a criança com as calças abaixadas – a criança sentada no troninho.
 
Atividade 5 – Tiro a roupa sozinha.

OBJETIVO 4 – Promover a autonomia e ação intencional.
 Objetivo Específico: Desenvolver a capacidade de tirar a roupa sozinha.
Descrição: Pedir a criança que tire tantas peças quantas ela puder. Ajude-a se ela pedir.

ÁREA DE LINGUAGEM

Atividade 7 – O dedo curioso

OBJETIVO 2 : Expressar palavras completas.
Recursos: Ilustrações de histórias ou revistas.
Descrição: Selecione ilustrações com muitos elementos ou objetos sobre um mesmo tema, por exemplo: uma cena campestre com animais, pessoas e paisagens; uma cena da cidade com carros, ruas, edifícios, pessoas, lojas e semáforos, ou uma cena de um parque de diversões com jogos, crianças, bexigas, etc.
Peça as crianças se sentem formando um semicírculo. Convide-as a olhar as figuras em silêncio por alguns segundos.
Faça várias perguntas para estimular a expressão oral: O que tem aqui? O que está fazendo esta criança? É grande ou pequeno? Onde está?
Repita as respostas das crianças formando frases completas, mas curtas: É um cavalo? Está comendo grama? É um cavalo pequeno?

Atividade 9 – Converso sobre minhas atividades

OBJETIVO 4 – Expressar frases de duas palavras.
Objetivo Específico: Desenvolver a expressão verbal e a memória.
Recursos: Troninhos e bebês de plástico.
Descrição: Estimule a criança a contar o que ela fez nas últimas horas. Para estimular a emissão da linguagem e a construção de frases de duas palavras, faça perguntas enunciando o que você sabe que ele andou fazendo, por exemplo: Você brincou com a Maria? Tomaram banho juntas?

ÁREA COGNITIVA

Atividade 13 – No Jardim
OBJETIVO 4 : Favorecer a exploração do entorno.
Objetivo Específico: Explorar o entorno natural.
Recursos: Um carrinho de mão leve, de plástico. Se não possuir um pode utilizar uma caixa de papelão.
Descrição: Visite com a criança um parque ou jardim levando com vocês o carrinho de mão ou a caixa de papelão.
Peça à criança que a ajude a recolher as folhas secas das árvores, para que o jardim fique limpo e bonito.
Acompanhe essa atividade mostrando à criança as sementes que encontra escondidas entre as plantas, as flores, o formato e tamanho das folhas e as borboletas e insetos.
Variação: Quando tiverem terminado de recolher as folhas, regue as plantas com um regador pequeno.

ÁREA MOTORA 

Atividade 14 – Corro até a árvore

OBJETIVO 1 – Aperfeiçoar diferentes formas de deslocamento.   
Objetivo Específico: Desenvolver as atitudes lingüísticas e a força física.
Recursos: Entorno, árvores e lenços coloridos.
Descrição: Visite um parque ou jardim e amarre alguns laços coloridos em algumas árvores.
Pegue na mão da criança e diga a ela: Vamos correr até aquela árvore ali.
Deixe a criança decidir para qual árvore quer correr.
   
Atividade 16 – Tiro uma mãozinha

OBJETIVO 3 – Ampliar o controle dos movimentos no espaço.   
Objetivo Específico: Desenvolver a consciência do movimento e coordenação de ambas as mãos.
Recursos: Canção.
Descrição: Cante e ensine as crianças a letra da canção acompanhada do movimento das mãos e dos dedos.

JOGO DAS MÃOS
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão direita cumprimenta:
Oi, como você vai?
Esconda as mãozinhas, Esconda-as atrás
A mão esquerda aponta:
Aqui,aqui,aqui.
Tiro a mãozinha, faço-a dançar,
Fecho, abro, volto a entrar.

Fonte: Estimulação Precoce – Inteligência Emocional e Cognitiva  - Grupo Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário